sexta-feira, dezembro 01, 2006

A SALA


Yoga
O Yoga filosofia estritamente prática, surgida na Índia a mais de 5000 anos como consta em alguns registros, criado pelo Deus Shiva.A palavra yoga é derivada do sânscrito uma língua morta, significa união. União da mente, corpo e espírito.Onde através das técnicas milenares o praticante busca o objetivo final do yoga que é Samádhi, que é o estado de hiperconciência onde o indivíduo segundo a Shiva Sútra que é uma escritura sagrada, o praticante tem o domínio de 36 sentidos de seu corpo.
Svátantrya Yoga: liberdade sem restrição
A palavra Svátantrya significa entre outras coisas as três sakti de Shiva. Estas são: Icchasakti - O poder da vontade que desperta e promove Jñanasakti - a energia do conhecimento, e Kriyásakti - A energia da realização.
Portanto Svátantrya Yoga, é o método de despertar o poder de realizar e conhecer tudo em nossa vida, o individuo alcançara o upáya (graus de intensidade para alcançar a consciência pura e o auto conhecimento). Svátantrya significa liberdade, cada pessoa tem a capacidade de realizar e conhecer sem restrições o que for necessário para despertar a Luz de Shiva, na vida mundana e interior.

YOGA JÁ É.

Buscando o que é, você encontra o que não é.
Encontrando o que não é, você acha o que é.
Yoga não é apenas o lugar onde você chega.
Aliás, você pode não chegar a lugar algum.
Yoga é o caminho que você caminha.

Pedro Kupfer

YOGA É...

O que é o Yôga?
(texto do Mestre DeRose)
Yôga é qualquer metodologia estritamente prática que conduza ao samádhi.
Esta é a definição que propus em vários congressos internacionais e que, afortunadamente, tornou-se uma das mais aceitas por todos os tipos de Yôga, os quais consideraram-na a única que abarca as propostas de todos.
Samádhi é o estado de hiperconsciência que só pode ser desenvolvido pelo Yôga. Samádhi está muito além da meditação. Para conquistar esse nível de megalucidez, é necessário operar uma série de metamorfoses na estrutura biológica do praticante. Isso requer tempo e saúde. Então, o próprio Yôga, em suas etapas preliminares, providencia um acréscimo de saúde para que o indivíduo suporte o empuxo evolutivo que ocorrerá durante a jornada; e provê também o tempo necessário, ampliando a expectativa de vida, a fim de que o yôgin consiga, em vida, atingir sua meta.
Os efeitos sobre o corpo, sua flexibilidade, fortalecimento muscular, aumento de vitalidade e administração do stress fazem-se sentir muito rapidamente. Mas para despertar a energia chamada kundaliní, desenvolver as paranormalidades e atingir o samádhi, precisa-se do investimento de muitos anos com dedicação intensiva.
Por isso, a maioria dos praticantes de Yôga não se interessa pela meta da coisa em si (kundaliní e samádhi). Em vez disso, satisfaz-se com os fortes e rápidos efeitos sobre o corpo e a saúde.
O Yôga ensina, por exemplo, como respirar melhor, como relaxar, como concentrar-se, como trabalhar músculos, articulações, nervos, glândulas endócrinas, órgãos internos, etc. através de exercícios físicos belíssimos, fortes, porém que respeitam o ritmo biológico do praticante. A prática completa do Swásthya Yôga compreende oito tipos de técnicas (mudrá, pújá, mantra, pránáyáma, kriya, ásana, yôganidra, samyama) que vão atuar em oito áreas distintas, promovendo um aperfeiçoamento multilateral.

segunda-feira, novembro 27, 2006

GAYATRI MANTRA

OM
BHUR BHUVAH SVAH
TAT SAVITUR VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHIMAHI
DHIYO YO NAH PRACHODOYAT.